Palavra:

"Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."

Mateus 6:16-18

sexta-feira, 20 de junho de 2014

JESUS: O SENHOR DO SÁBADO

Mateus 12

 

O Senhor do sábado

12 
 
1/2 Sucedeu por aquela altura que Jesus atravessava umas searas com os seus discípulos. Era sábado, o dia de repouso judaico, e como os discípulos sentiam fome, começaram a partir espigas de trigo e a comer o grão. Mas alguns fariseus que os viram fazer isto protestaram: “Os teus discípulos estão a ir contra a lei, colhendo no dia de sábado!”
 
3/4 Mas Jesus disse-­lhes: “Nunca leram o que o rei David fez quando ele e os companheiros estavam com fome? Entrou no santuário e todos eles comeram o pão sagrado, coisa que só os sacerdotes podiam fazer. Também isto era contra a lei. 
 
5/6 E nunca leram na lei de Moisés que os sacerdotes de serviço no santuário podiam trabalhar no sábado? Pois aqui está um que é maior do que o santuário!
 
7/8 Mas se conhecessem o que quer dizer esta passagem das Escrituras: ‘Mais do que as vossos sacrifícios, quero provas da vossa bondade’, não teriam condenado quem não tem culpa. Porque eu, o Filho do Homem, sou Senhor do próprio sábado.”
 
9/10 Depois foi para a sinagoga, e viu ali um homem com uma das mãos aleijada. Os fariseus perguntaram-­lhe: “A lei permite trabalhar fazendo curas no dia de sábado?” (Esperavam, é claro, que ele respondesse “Sim”, para desta forma poderem acusá­-lo.)
 
11/12 A sua resposta foi: “Se um de vocês tivesse uma única ovelha e no sábado ela caísse num poço, não trabalhariam para a salvar, naquele dia? Quanto mais não vale uma pessoa do que uma ovelha! Evidentemente que é justo fazer bem num sábado.
 
13 E, voltando-­se para o homem: “Estende o braço”. Quando ele o fez, a mão doente ficou igual à sã!

O servo escolhido por Deus

14/16 Então os fariseus juntaram-­se para combinar a prisão e morte de Jesus. Mas ele, sabendo o que tramavam, saiu da sinagoga, seguido de muita gente. E curou quantos doentes haviam entre eles, avisando-­os, contudo, de que não deviam contar os seus milagres. 
 
17 Assim se cumpriu a profecia de Isaías a seu respeito:
18     “Olhem o meu servo. Vejam o meu escolhido.
    Ele é o meu amado, em quem a minha alma tem prazer.
    Porei o meu Espírito sobre ele, e julgará as nações.
19     Não discute nem grita; não levanta a voz!
20     Não esmaga a cana trilhada, nem apagará o pavio que fumega ainda.
    Com a sua vitória final, acabará com todos os conflitos,
21     e o seu nome será a esperança do mundo inteiro.”

Um comentário: